quarta-feira, 12 de junho de 2013

Intensivismo em Homeopatia


Olá pessoal, hoje trabalharemos um tema muito relevante em nosso blog que é a terapia intensiva em homeopatia ou intensivismo em homeopatia. Primeiramente para que possamos entender quais praticas adotadas nesta área da homeopatia, é necessário compreender intensivismo. Quais profissionais atuam nesta área? E como a medicina homeopática pode atuar em tratamentos de pacientes intensivistas?
 Intensivismo é a área da medicina que atua no tratamento de pacientes internado em unidades emergenciais, tais como UTI's e Prontos-socorros. Sendo que os profissionais atuantes nesta área são chamados intensivistas os quais podem ser médicos intensivistas, fisioterapeutas intensivistas e enfermeiros intensivistas, além de nutricionistas, fonoaudiólogos, odontólogos psicólogos que se dedicam ao paciente crítico e de igual importância, temos também o Médico Veterinário intensivista, que cuida dos animais em estado de emergência e, ou internados em UTIs.
Assim, nestas unidades (UTIs e Prontos-socorros) os tratamentos homeopáticos podem representar um alternativa terapêutica para a promoção da saúde em intensivos, pois sabe-se que as doenças não são isoladas a fatores ou causas únicas, o que norteia a adoção destas praticas alternativas para o seu tratamento, sendo a homeopatia uma delas, porém ainda há muita resistência para a sua adoção, o que limita a capacidade de se analisar a real efetivação desta terapêutica.
Contudo a utilização das terapias homeopática como alternativa para a promoção da saúde ainda se encontra em debates, sendo que médicos homeopatas defendem sua utilização em terapias intensivas. E atualmente promovem muitas ações para informar, esclarecer, debater e defender a homeopatia como alternativa significativa neste tratamento.
Um exemplo de ações importantes e de destaques que médicos homeopatas promovem está a da Dr Walcimar Estrela que apresenta sempre no quarto sábado do mês no programa Natural, da Rádio Catedral FM, do Rio de Janeiro, que vai ao ar todo sábado às 12h40, na qual divulga sobre a Homeopatia e esclarece duvidas sobre saúde, além de defende a utilização da homeopatia em intensivos: “Trabalho há 23 anos com a Homeopatia. Durante 10 anos trabalhei com intensivismo e vivia um intenso conflito com a falta de uma medicina mais integral, menos fragmentada, e encontrei na Homeopatia essa solução.”, conta Walcymar Estrela.



Assim cabe a estas unidades buscarem promoverem a saúde e adotar, ou não, terapias alternativas que possam agir concomitantemente com os tratamentos médicos convencionais e assim alcançar os objetivos traçados para a melhoria de intensivos nestas unidades.

Tony Leão      


Fontes:
http://cuidesebemvivabem.com.br/blog/
http://www.sobrati.com.br/
Homeopatia: conhecimentos e atitudes de um grupo de médicosintensivistas
http://pesquisa.bvs.br/brasil/resources/hom5213





Nenhum comentário:

Postar um comentário