quinta-feira, 30 de maio de 2013

Princípios da Homeopatia


A Homeopatia é uma forma de terapia alternativa iniciada por Samuel Hahnemann em 1796 sendo o segundo mais utilizado no mundo, fundamenta-se em quatro princípios básicos: principio da similitude, experimentação no homem, medicamento dinamizado (doses mínimas) e medicamento único.  

  Hahnemann se sustenta na lei dos semelhantes:
 “Todo produto que for administrado em forte dose a um homem em boa saúde origina perturbações, em dose fraca, pode fazer desaparecer essas mesmas perturbações no homem doente”. A homeopatia afirma que não há nada na natureza que, podendo prejudicar, não possa ser usado para curar, mas curar aquilo que possa causar.   As drogas provocam e curam doenças que elas mesmas produzem. Exemplo: há um veneno de aranha- Latrodectus mactans que, onde penetra, produz os sintomas típicos de angina de peito (estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração) e é um dos melhores remédios para essa enfermidade.
   Experimentação na pessoa sadia:
A  Fim de conhecerem os medicamentos,os homeopatas realizam provas,chamadas potogenesias; em geral são eles mesmos experimentadores.Não se fazem experiências com animais.Uma condição básica para a escolha dos aprovados é que sejam saudáveis.Esses medicamentos são capazes de alterar o estado de saúde da pessoa saudável e justamente o que se busca são os efeitos puros dessas substâncias.
Doses Infinitesimais:
A preparação homeopática dos medicamentos segue uma técnica própria que consiste em diluições infinitesimais seguidas de sucessões rítmicas,ou seja: mistura-se uma pequena quantidade de uma substância específica em muita água ou álcool e agita-se bastante.A tese é de que essa técnica desperte as propriedades latentes da substância.Isso é chamado de dinamização do medicamento.
Uso do Medicamento único: Sendo o caso,usa-se um medicamento por vez,levando-se em conta a totalidade sintomática do paciente.Só assim é em conta a totalidade sintomática do paciente.Só assim é possível ver seus efeitos,a resposta terapêutica e avaliar sua eficiência ou não.Após a primeira prescrição é que se pode fazer a leitura prognóstica,ver se é necessário repetir a dose,modificar o medicamento ou aguardar a evolução.

María José 

Referencias:
http://vidasimples.abril.com.br/temas/conheca-quatro-principais-linhas-atuacao-homeopatia-238162.shtml
Curso de Homeopatia. Dra Margaret L. Tyler, 1965/ Editorial homeopática brasileira
http://www.moonmentum.com/blog/wp-content/uploads/2011/04/Samuel-Hahnemann.jpg?cda6c1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário