sábado, 6 de julho de 2013

O que é Homeopatia Unicista, Pluralista e Complexista?


Oi pessoal! Nesse novo post vamos definir e entender um pouco sobre o que é cada uma destas correntes de uma maneira simples e assim poder diferenciá-las.
Desde que a homeopatia começou faz 200 anos atrás, com a ajuda de Samuel Hahnemann, ela tem evoluído de forma diferente, agrupados em três principais correntes de pensamento e prática:
Unicistas, são os mais fiéis seguidores da doutrina de Hahnemann, consideram que a homeopatia deve dar um único remédio que deve corresponder exatamente ao quadro de cada pessoa (tipologia, sintomas e características). Este é o chamado similimum remédio que pode mudar por outro ao longo da vida de um paciente, tal como a doença progride.

Pluralistas, igualmente seguidores de Hahnemann, consideram que os argumentos unicistas estão corretos, mas sinalam a dificuldade de encontrar um único remédio para curar todos os sintomas de um paciente. Por isso pluralistas já tem prescrito um pequeno número de remédios (o mínimo possível entre dois e cinco) que ajude em todas as doenças, a tipologia e as características do paciente.

Com a homeopatia pluralista se pode ir pesquisando e evoluindo para o similinum de cada pessoa, e, como acontece com a unicista, você pode ir além dos sintomas físicos próprios, compreender os estados emocionais, mentais e de humor, bem como as motivações subconsciente que causam essas doenças físicas e, portanto, fazer uma evolução consciente e profunda para achar a cura.

Complexistas são um pouco mais afastados das doutrinas iniciais, no sentido de que eles não se enfocam em busca do similimum, eles acreditam que o corpo é capaz de escolher o remédio certo de tudo prescrito. Por isso eles usam numerosas fórmulas de remédios que abrange várias condições que se apresenta.
Alguns laboratórios têm remédios homeopáticos para determinadas doenças: distúrbios do sono, distúrbios digestivos, etc. Eles podem ser úteis para solucionar de forma rápida os sintomas, sem entrar na busca similimum.

Stefany Olivares Z.

Fontes:
http://medicinadavida.com.br/wordpress/?cat=17
http://emaxilab.com/saude-e-bem-estar-artigo-4-837.html
http://josemariaalves.blogspot.com.br/2010/01/homeopatia-complexista.html

3 comentários:

  1. Sou fisioterapeuta! Não posso fazer um comentário com jus a homeopatia,conheci a homeopatia em um curso básico onde tudo não era muito claro. mas que podia atuar. iniciei mas com muitos tropeços quando já estava quase desistindo devido os resultados negativos. Agora estou fazendo uma pós graduação onde estou muito satisfeita com os primeiros resultados em tratamentos de pacientes com doenças crônicas.

    ResponderExcluir
  2. achei muito interessante as definiçoes entre as trez citaçoes pois uma boa anaminese tem grande peso, seja qual linha seguiremos.

    ResponderExcluir